Expositores esperam mais de 20 mil pessoas durante os quatro dias na 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda

Livrarias e editoras confirmam presença e preveem presença maciça do público pode superar participação de mais de 20 Mil pessoas no evento.

A expectativa para a 5ª edição da Bienal do Livro de Volta Redonda está cada dia maior entre o público e os expositores. Com a movimentação dos internautas após a confirmação de mais de 100 atrações no evento, a feira que acontecerá entre os dias 4 e 7 de abril na Ilha São João pode chegar a ter mais de 20 mil pessoas, como é esperado durante para todos os quatro dias de evento. A atmosfera literária e cultural promete envolver a cidade com uma diversidade de atividades e atrações para os amantes da leitura.

Para quem visita a experiência é única, pais e professores aguardam a Bienal do Livro de Volta Redonda pela tradição do evento na cidade, uma feira de aproximação com o público de todas as idades e uma oportunidade para as crianças iniciarem ao hábito da leitura, tendo a experiência de escolher, pegar e folhear os livros, costume não tão comum hoje em dia para a maioria dos adultos, e principalmente para crianças e jovens.

Nos stands, uma volta cultural com a Academia Voltaredondese de Letras, as livrarias e FALERJ (Federação Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro) e editoras como Iluminar, sebo Flamingo, império dos livros, Pandora, Toque Mágico, Inspiração, Cooper book, Litteris, Girassol, Caminhos do Saber, Feira de Livros, Malé, Albatroz, Oficina Raquel, Coletivo IndRio entre outros como colégios e universidade e a Biblioteca Municipal Raul de Leoni entre outros.

Ao total serão 40 expositores, mais de 45 contadores de histórias, aproximadamente 60 escritores, com lançamentos, atrações como Elisa Lucinda, As Pretinhas Leitoras, Grupo Musical Violúdico, Sérgio Vaz, Nivaldo Brito, Xemalami, intervenções teatrais, 10 grupos artísticos dos mais variados estilos desde samba de Raiz com Herdeiras do Samba, Renato da Rocinha, Juremeiros, Master do Samba, sertanejo Noelle e Junior e Alesandro Rios, grupos infantis como Macaco Prego. 30 mesas de debates e temáticas variadas, espaço gourmet e a presença do Vagner Datrino, neto do Profeta Gentileza e apresentações culturais com os alunos e professores do Instituto Dagaz. “ Vai ser uma festa literária e cultural para todas as idades, quatro dias de atrações nacionais e regionais incríveis para toda a família se divertir e aproveitar, com total segurança e entrada gratuita. ” Completa Marinez Fernandes, organizadora da bienal.

Para os expositores, a 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda representa uma oportunidade ímpar de estabelecer conexões com o público e ampliar o alcance de seus trabalhos. A interação direta com os visitantes possibilita não apenas a venda de livros, mas também o compartilhamento de ideias, a troca de experiências e o fortalecimento do vínculo entre escritores, leitores e profissionais do mercado editorial.

Com uma programação com nomes de peso da literatura nacional, diversas apresentações culturais e shows, a quinta Bienal do Livro promete ser um marco na história cultural da cidade, proporcionando diversas experiência de aprendizado, entretenimento e reflexão sobre a gentileza para todos os participantes.

A idealização da bienal é do Instituto Dagaz, uma associação cultural de Volta Redonda criada em 2009, hoje, além do Condomínio Cultural Dagaz, também é ponto de cultura, ponto de memória e ponto de leitura e criador da Bienal do Livro de Volta Redonda (para conhecer mais acesse o site www.institutodagaz.com.br), que esse ano vai para a realização da 5ª Edição da bienal com o tema “Gentileza Gera Gentileza”, em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, e tem como patrocinadores a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Nova Transportadora do Sudeste (NTS).

A expectativa é grande e a contagem regressiva para a 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda – Gentileza gera gentileza já começou, a magia da literatura e mais de 100 atrações esperam você na Ilha São João durante os dias 4,5, 6 e 7 de abril de 09h às 22h em um dos principais eventos culturais da região.